PRIMEIRAS NOÇÕES.
Nossa principal tendência é exagerar nos cuidados dados ao cão, de forma que ele vive mais no nosso colo que no chão. Esse nosso comportamento é normal, desde que dosado.
Não podemos nos esquecer de que o cãozinho está em fase de desenvolvimento e de adaptação a uma nova situação de vida. Sendo assim, temos que lhe dar oportunidade de se desenvolver, ao mesmo tempo em que brecamos uma possível "superdependência" de nossa companhia.
Desde a chegada do animal é importante estabelecer os lugares de alimentação, descanso, brincadeiras e higiene. É importante tomar alguns cuidados, como não deixar os potes de comida e água perto do local estabelecido como "banheiro". Os cães possuem um acurado senso de limpeza, e com certeza procurarão um local longe da "cozinha" para fazer suas necessidades.
Um fator que deve ser levado em consideração é o desmame. Desmames prematuros podem eventualmente provocar distúrbios comportamentais. Considerando-se o tempo de gestação e vida, percebemos que os fatos aprendidos na vida do cão ocorrem mais rapidamente que em nossa vida. Enquanto levamos 18 anos para chegar à adolescência e começar a ingressar na vida adulta, esse acontecimento na vida do cão leva em média 1 ano e meio, apenas. Desse modo, é importante respeitarmos o tempo necessário de convívio entre o filhote e a mãe e irmãos. Assim, podemos observar bem o caráter do animal na hora da escolha, o que certamente contribuirá para que não nos arrependamos no futuro.